Linha do Tempo

A Diretoria Geral de Telessaúde(DGT) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), tem sua origem marcada pelo Projeto de criação do Núcleo Estadual de Telessaúde em 2012, uma iniciativa consolidada por meio da parceria entre a SES/PE e o Ministério da Saúde. A trajetória evolutiva da mesma reflete uma dedicação contínua ao aprimoramento da assistência à saúde por meio de soluções inovadoras.

Em 2015, houve a estruturação da equipe, marcada pelo início efetivo da implantação da Rede de Videocolaboração em Saúde (RVS), visando a integração e comunicação eficaz entre profissionais da saúde.

A consolidação do compromisso com a modernização da saúde continuou em 2017, quando foi elaborada a Política Estadual de Telessaúde, acompanhada pela criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No ano seguinte, em 2018, o Núcleo ascendeu, tornando-se membro da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), consolidando parcerias estratégicas.

Em 2019, foram lançados o SIG Economia da Saúde e o 1° Curso Autoinstrucional, marcando avanços significativos na capacitação e na gestão de informações. O ano de 2020 foi especialmente notável, com o lançamento do Portal e Plataforma de Teleassistência. Novas ofertas de serviços para assistência e educação foram introduzidas, destacando-se os eventos online que desempenharam um papel vital na orientação sobre a saúde durante a pandemia do Covid-19.

O ano seguinte, 2021, foi caracterizado pelos destaques dos serviços de Telediagnóstico com o Projeto Telecardio PE e Teleconsulta com atendimentos em diversas especialidades nas unidades de saúde. Em 2022, o Núcleo atingiu um marco significativo ao ser instituído como a Diretoria Geral de Telessaúde (DGT).

Atualmente, a DGT está comprometida com ações em saúde digital, desempenhando um papel fundamental na eficiência da gestão pública. Suas atividades otimizam o trabalho dos profissionais de saúde e contribuem significativamente para a redução de custos do Governo do Estado, consolidando-se como um elemento crucial no panorama da saúde em Pernambuco.

 
 
 

Missão

Liderar e promover a integração eficaz da telessaúde no sistema de saúde estadual de Pernambuco, visando otimizar o acesso, a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde. Atualmente, nosso compromisso é utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs para superar barreiras geográficas, facilitando a interação entre profissionais da saúde e cidadãos, proporcionando assim um atendimento acessível, ágil e centrado ao paciente.

 

 

Visão

Buscar o reconhecimento como centro de excelência em serviços voltados para as áreas da assistência e educação na saúde, no âmbito Estadual e Nacional, no qual a Telessaúde e a Saúde Digital convergem de maneira resiliente, sustentável e inovadora.

 

 

Valores

Nossos valores asseguram confiança entre todas as partes envolvidas na implementação dos serviços da Telessaúde. São eles: Inovação, Ética Profissional, Acessibilidade, Equidade, Sustentabilidade e Comprometimento com a Saúde Pública.

 

 

Política do Telessaúde PE


A Política Estadual de Telessaúde de Pernambuco é norteada pelas portarias que regulamentam o Programa de Telessaúde Brasil Redes, respaldada pelo Plano Estadual de Saúde (PES) e Plano Diretor de Regionalização (PDR) vigente. Visa subsidiar os gestores e profissionais da saúde na tomada de decisão quanto à incorporação destes serviços e ampliação de conhecimentos inerentes às práticas de Telessaúde.

1ª edição lançada em 2018.

Link para download

https://drive.google.com/file/d/1oWAPjQVjhdtKQneMa_loh3FDjZVfbPo4/view?usp=sharing

 

 

 

 

Nossa estrutura procura ser flexível e adaptável com capacidade de se ajustar rapidamente a mudanças e demandas do ambiente externo, promovendo inovação, criatividade e agilidade, sendo capaz de lidar com ambientes em constante mudança e incerteza.

 

Conheçam nossa Equipe
Clique aqui

 

 

INDICADORES

Resultado do nossos serviços

  • 6036
    Sessões de Videocolaboração Realizadas
  • 186483
    Profissionais Beneficiados pela Teleassistência, Teleducação e Telegestão
  • 32579
    Inscritos na Plataforma de Ensino